Na nossa infância era muito fácil criar animais, ai uma dúvida surge em nossa cabeça, como vou criar meu animal em meu apartamento?
Anteriormente morávamos em casas térreas e nossos amigos de quatro patas corriam livremente na rua, entretanto, as coisas mudaram muito.
Pois, cada vez mais as casas estão perdendo lugar para os prédios e com isso a liberdade dos nossos bichos também foram reduzidas.
Com os prédios cada vez mais presentes em nossa cidade, a questão sobre ter um animal em um apartamento de 35 m² e o pior é a realidade de muita gente.
Ai surge uma pergunta, será mesmo que um cachorro ou um gato podem viver feliz e saudável em um espaço tão compacto?
O ‘blog’ AMOR PETS separou cinco dicas para você se adaptar e consequentemente dar mais conforto para seu cão ou gato e também para você, confere aí!
A resposta para a pergunta do início deste post é sim.
Com relação ao tamanho do espaço, pode ficar feliz é possível criar gato ou cachorro sem problema porem se preocupar em caminhar diariamente vai fazer os peludos fazerem suas necessidades e obviamente se exercitarem.
Claro que o exercício físico é bem-vindo Independentemente se você more em casa ou apartamentos.
É muito importante separar um espaço para o seu animal.
Escolher bem conta muito também, não é uma boa ideal ter um animal de grande porte em um apartamento pequeno, correto?
Já que tomou a decisão de ter um animal a recomendação é que escolha um de raça pequena para facilitar a convivência em lugarem limitados.
Desta forma, todo mundo vai ficar confortável! Se você morar em um apartamento maior, os animais poderão ficar mais à vontade.
Aprenda 05 Dicas para criar cachorro em apartamento
Leia todas as regras do seu contrato de locação, segundo o artigo quinto da lei Federal brasileira, fica claro que os condomínios não podem proibir a presença de animais nos apartamentos.
O fato de isso ir contra o direito à propriedade, os condomínios podem e vão proibir a circulação dos animais nas áreas comuns, tais como piscina, salão de festa e elevadores sociais.
Procure por raças mais doceis
Sem dúvidas, como você cria seu animal vai influencia no comportamento dele.
Os cruzamentos que deram origem às raças também contribuí para alguns traços marcantes. Escolha com calma para encontrar a melhor opção para viver em seu apartamento.
Veja este exemplo, a raça Shih-tzu é tranquila e late pouco, já a raça Lhasa Apso.
Estes são cachorros de guarda e latem muito para avisar sobre invasão em seu território. Faça uma análise sobre todos esses aspectos antes da aquisição.
Treine seu animal a fazer coco e xixi no tapete higiênico
Quem mora em casa com espaço tem mais facilidade para treinar o animal a fazer suas necessidades no quintal. Já quem mora em apartamentos a situação muda extremamente.
O mais indicado é reservar um espaço com um tapete higiênico para que ele identificar o local apropriado para fazer suas necessidades, desta forma o número de vezes que você vai sair com o cachorro vai ser bem menor.
Na hora de ensinar, de um prêmio com petisco sempre que o animal fizer xixi ou cocô no tapete.
Passeios diários com o cachorro
Todos os cães precisam gastar energia e passear vai fazer ele receber novos estímulos.
Porem uma vez ao dia, é ainda mais importante para cachorros que vivem em locais pequenos porque no fim das contas ninguém gosta de ficar trancado o dia todo.
É muito comum que o pet fique agitado e ansioso, e até desenvolva comportamentos indesejados, como fazer barulho em excesso ou comece a destruir tudo que ve.
Um ambiente com brinquedos pode ajudar muito
É importante que você ofereça brinquedos, aposte em bichos e bolas e também em mordedores,
Além disso, sirva a ração por meio daqueles brinquedos recheáveis, deste modo, além de se diverte enquanto procura por comida.
Seu animal gasta energia e tem seu olfato estimulado durante toda a brincadeira.
E, nessa altura?
Aprendeu como você vai criar cachorro ou gato em apartamento?
Faça visitas regulares ao veterinário para garantir que a saúde de seu animal esteja sempre em ordem.
Talvez você goste:
Seu animal de estimação dorme na sua cama?
Sabia que os animais ajudam no tratamento de doenças?
Seu gato pode ficar depressivo
Aprenda a ensinar seus gatos a não destruírem sua casa